7 Dicas para escolher o modelo ideal de porta paletes

Sabemos que a seleção adequada de um porta paletes, é essencial para otimizar os processos logísticos, maximizar a capacidade de armazenamento e garantir a eficiência operacional. Mas como fazer a escolha do modelo ideal?

Diversos fatores são decisivos durante o seu processo de escolha de porta paletes para a sua empresa, indo desde a capacidade de carga, até as dimensões e o material utilizado na fabricação.

Bem como os recursos adicionais que podem facilitar o manuseio e o transporte dos seus produtos.

Então, no conteúdo de hoje, queremos te orientar melhor sobre quais são os principais pontos chave a se avaliar, levando em conta as particularidades do seu negócio.

Seja você um varejista, um distribuidor ou um fabricante, temos todas as informações necessárias para te ajudar a tomar a melhor decisão de compra. Então, continue aqui com a gente para conferir todas as dicas!

Quais são os tipos de porta paletes?

Antes de entender como escolher um porta paletes para o seu negócio, é necessário conhecer os tipos disponíveis no mercado e quais são as diferenças entre eles.

Assim que você iniciar a sua busca, perceberá que existem diferentes tipos, cada um com características específicas, que se adequam a diferentes necessidades e ambientes de armazenamento.

De modo geral, os 5 principais tipos que você poderá encontrar são:

Porta paletes convencionais

Também conhecidos como porta paletes seletivos, são os mais famosos e mais utilizados em armazéns e centros de distribuição.

Eles funcionam como uma estrutura de suportes verticais com longarinas horizontais ajustáveis. Assim, eles permitem o acesso direto a cada palete, o que facilita a seleção e a movimentação dos produtos no dia a dia logístico da empresa.

Leia Também  Porta paletes personalizados: economia e praticidade para sua empresa

Porta paletes drive-in/drive-thru

Os modelos drive-in/drive-thru, por sua vez, são ideais para armazenar grandes quantidades do mesmo produto.

Os modelos drive-in possuem corredores estreitos, onde as empilhadeiras entram para depositar ou retirar os paletes. Já os porta paletes drive-thru possuem corredores em ambos os lados, permitindo o acesso pelos dois lados do sistema.

Por gravidade

Os porta paletes por gravidade são mais conhecidos como flow racks, e se referem a um sistema que, na verdade, utiliza a força da gravidade para movimentar os paletes.

Os paletes são carregados em uma extremidade inclinada, e deslizam suavemente até a extremidade oposta, onde é possível retirá-los de maneira bem convencional. No geral, são ótimas opções de paletes para armazenar produtos com alta rotatividade.

Porta paletes push-back

Nesse tipo de sistema, os paletes são carregados em carrinhos com rodas que são colocados em trilhos inclinados.

Quando um novo palete é carregado, ele empurra os paletes anteriores para trás, permitindo o armazenamento em profundidade.

Dessa forma, dá para maximizar a capacidade de armazenamento do local e, ao mesmo tempo, facilitar a operação de carga e descarga.

Móveis

Por fim, os tipos móveis são uma espécie de estantes cuja montagem é sem bases móveis, que permitem a movimentação das fileiras de paletes lateralmente. Isso cria corredores adicionais quando necessário, otimizando o espaço disponível.

7 Dicas para escolher o modelo ideal de porta paletes

Após conhecer melhor alguns dos principais tipos de porta paletes, você pode estar se perguntando: Certo, mas como faço para escolher o melhor modelo para o meu espaço e para as minhas necessidades?

De fato, essa pode não ser uma decisão tão simples, mas com algumas dicas úteis e práticas, nós podemos te ajudar. Confira!

Leia Também  7 Dicas para escolher o modelo ideal de porta paletes

Analise suas necessidades

Em primeiro lugar, avalie as necessidades específicas da logística do seu negócio. Isso quer dizer que você precisa considerar o tipo de produto que irá armazenar, a quantidade de paletes e o fluxo de trabalho da sua operação.

Assim como todos os demais requisitos especiais, como a necessidade de temperatura controlada ou armazenamento em profundidade.

Capacidade de carga

Em segundo lugar, confira a capacidade de carga do porta paletes, e certifique-se de que ele possa suportar o peso dos seus produtos.

Leve em consideração o peso máximo e o número de paletes que irá empilhar.

Dimensionamento

Depois, verifique as dimensões do porta paletes em relação aos seus requisitos de espaço.

Considere a altura do teto do seu armazém, a largura dos corredores e a área disponível para instalação.

Acesso aos paletes

Pense sobre como você deseja acessar os paletes no dia a dia de trabalho na empresa. Se é necessário conseguir fazer uma seleção rápida e individual, por exemplo, um modelo convencional pode ser uma boa opção.

Mas se, por outro lado, você precisa de armazenamento em profundidade, os sistemas drive-in podem ser melhores e mais funcionais.

Layout do armazém

Considere, também, o layout do seu armazém e como o porta paletes irá se integrar a ele.

Pense em como será a configuração dos corredores, a localização dos pontos de carga e descarga, e como irá otimizar o fluxo de trabalho.

Material e qualidade

Ah! É muito importante: não se esqueça de analisar o material de construção do porta paletes.

Afinal, é essencial que ele seja robusto, durável e resistente o suficiente para suportar as demandas do seu ambiente de armazenamento, e dos produtos e materiais com os quais a sua empresa trabalha.

Leia Também  Como maximizar a capacidade de armazenamento com porta paletes

Recursos adicionais

Por fim, também recomendamos levar em consideração quais são os recursos adicionais do porta paletes, que podem facilitar a movimentação e o armazenamento dos paletes.

É o caso, por exemplo, de sistemas de segurança, travas, proteções contra colisões, ajustes de altura das longarinas, entre outros. Esses recursos podem aumentar a eficiência e a segurança das suas operações diariamente.

Dica extra: Conte com um especialista no assunto!

E para finalizar com chave de ouro, vamos deixar aqui uma dica extra que, com toda a certeza, pode revolucionar a sua experiência com porta paletes!

Ao escolher o modelo ideal de porta paletes para o seu negócio, contar com a orientação de um especialista no assunto pode fazer toda a diferença! É aí que entra a Altamira, líder no mercado de soluções em armazenamento em porta paletes.

A Altamira é reconhecida por fornecer as melhores soluções em armazenamento, oferecendo uma ampla gama de opções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.

Com anos de experiência e expertise no setor, temos a capacidade de te ajudar a projetar e implementar um sistema de porta paletes que otimizará seus processos logísticos, e maximizará a eficiência do seu armazém.

Ao escolher a Altamira como seu parceiro, sem dúvida, você se beneficia de soluções de alta qualidade, durabilidade e confiabilidade!

Por isso, não deixe de consultar a Altamira para conferir as possibilidades, e obter uma solução personalizada e confiável em armazenamento em porta paletes. Conheça mais as nossas soluções em armazenamento aqui!

Compartilhar esse post

Newsletter

Assine nossa Newsletter agora mesmo para manter-se atualizado com lançamentos e artigos.

Veja Também

Artigos Relacionados

7 Dicas para escolher o modelo ideal de porta paletes

Sabemos que a seleção adequada de um porta paletes, é essencial para otimizar os processos logísticos, maximizar a capacidade de armazenamento e garantir a eficiência operacional. Mas como fazer a escolha do modelo ideal? Diversos fatores são decisivos durante o seu processo de escolha de porta...

Porta paletes: investimento inteligente para o seu negócio

Você já ouviu falar sobre os porta paletes? Essas belezinhas são uma solução versátil e muito eficaz para empresas de diversos setores, que visam, em última instância, maximizar o espaço de armazenamento disponível e otimizar o sistema logístico. Sem sombra de dúvida, os porta paletes funcionam...

Benefícios ambientais do uso de porta paletes

A utilização de porta paletes trouxe não apenas inovação para o setor de armazenagem e logística, mas também oferece uma série de benefícios ambientais importantes para o mundo todo. Em meio à crescente preocupação global com as questões ambientais e a necessidade de adotar práticas...