Vantagens e desvantagens dos sistemas Drive-in / Drive-through

Conhecer as vantagens e desvantagens dos sistemas Drive-in / Drive-through, é essencial para entender se esses sistemas podem trazer os resultados que você espera para o seu negócio.

A eficiência na gestão de estoque é indispensável para o sucesso das operações de qualquer empresa, certo? Nesse cenário, os sistemas de armazenagem Drive-in e Drive-through têm surgido como alternativas muito interessantes.

Esses sistemas oferecem uma abordagem inovadora para lidar com a complexidade na hora de armazenar uma grande quantidade e variedade de produtos.

Mas também apresentam alguns desafios que devemos considerar antes de decidir por utilizar qualquer um desses sistemas.

Por isso, vamos entender quais são as vantagens e as desvantagens dos sistemas de armazenagem Drive-in e Drive-through, para auxiliar as empresas na tomada de decisões mais inteligentes em relação à gestão dos seus estoques.

Acompanhe o conteúdo para conhecer um pouco mais sobre esse assunto e conhecer as vantagens e desvantagens dos sistemas Drive-in / Drive-through.

O que são os sistemas de armazenagem Drive-in / Drive-through?

Antes de conhecer as vantagens e as desvantagens dos sistemas Drive-in / Drive-through, vale a pena entender quais são as principais diferenças entre cada um deles e para quais situações são indicados.

No sistema Drive-in, os produtos são armazenados em baias ou corredores, com os paletes posicionados em profundidade, um atrás do outro. Além disso, geralmente, o acesso é feito por um único lado, o que torna o sistema menos acessível.

Por isso, o sistema Drive-in é especialmente útil para empresas com muitos produtos do mesmo tipo ou produtos com uma rotação de estoque mais baixa.

Leia Também  Como maximizar a capacidade de armazenamento com porta paletes

Afinal, os produtos ficam organizados por profundidade, o que facilita o gerenciamento de grandes volumes de produtos que são iguais ou semelhantes.

Já o sistema Drive-through é uma variação do sistema Drive-in, mas a principal diferença é que o Drive-through permite o acesso de ambos os lados da estante.

Nesse sistema, as empilhadeiras podem entrar pelo lado oposto ao da entrada e saída. Isso torna a acessibilidade aos paletes mais flexível em comparação com o Drive-in.

Assim, o Drive-through se torna muito útil para empresas que desejam uma solução que maximize o espaço de armazenamento.

Mas também exigem uma maior acessibilidade aos produtos, sendo mais útil para empresas com produtos com rotação de estoque mais alta ou que precisam de acesso rápido a itens específicos.

De todo modo, em ambos os sistemas, a maximização do espaço de armazenamento é a principal vantagem. Mas a complexidade na acessibilidade é uma das desvantagens, pois os paletes armazenados no fundo da estante podem ser mais difíceis de recuperar.

Portanto, a escolha entre Drive-in e Drive-through dependerá bastante das necessidades específicas de cada empresa, do tipo de produtos que irá armazenar e das prioridades na hora de fazer a gestão de estoque.

Vantagens dos sistemas de armazenagem Drive-in/Drive-through

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os sistemas Drive-in e Drive-Through e as principais diferenças entre eles, vamos falar sobre as principais vantagens que esses sistemas podem oferecer para o seu negócio!

Maximização do espaço de armazenamento

A vantagem mais notável e mais apreciada dos sistemas Drive-in e Drive-through, é a capacidade de maximizar o uso do espaço disponível em um armazém ou centro de distribuição.

Como eles conseguem permitir o armazenamento dos paletes em profundidade e em altura, esses sistemas aproveitam ao máximo o espaço vertical e horizontal de qualquer local, acomodando uma quantidade incrível de produtos.

Leia Também  Benefícios ambientais do uso de porta paletes

Acomodação de paletes de vários tamanhos

Esses sistemas são altamente flexíveis e podem acomodar paletes de diferentes tamanhos e dimensões.

Isso é muito benéfico para empresas que lidam com uma ampla variedade de produtos, pois permite que eles usem o mesmo sistema de armazenagem para diferentes tipos de mercadorias.

Economia de espaço em instalações existentes

Uma das vantagens econômicas é que esses sistemas permitem que as empresas maximizem o uso de suas instalações de armazenamento existentes, adiando ou evitando a necessidade de expandir fisicamente o espaço de armazenamento.

Isso pode levar a economias significativas em comparação com a construção de novos armazéns.

Acomodação de produtos de alta densidade

Ambos os sistemas são ótimos para empresas que lidam com produtos de alta densidade, como produtos a granel ou mercadorias que ocupam muito espaço.

Com o armazenamento eficiente desses produtos, é possível ter uma boa economia nos custos.

Versatilidade na organização de produtos

A capacidade de armazenar produtos em profundidade, permite que as empresas organizem os seus produtos de acordo com diferentes critérios, como data de validade, sazonalidade ou prioridade de acesso, o que leva à flexibilidade na gestão do estoque.

Redução de corredores

Ao eliminar a necessidade de corredores amplos entre as estantes, esses sistemas reduzem o espaço perdido dentro dos armazéns, o que leva a uma maior eficiência no uso do espaço disponível.

Desvantagens dos Sistemas de Armazenagem Drive-In/Drive-through

Como comentamos, os sistemas de armazenamento drive-in/drive-through, apesar de serem ótimas opções para maximizar a eficiência e o processo logístico de diversas empresas, também contam com desvantagens que precisamos considerar antes de fazer a implementação do sistema.

Enfim, vamos entender quais são as desvantagens dos sistemas drive-in e drive-through:

Leia Também  Quais são os tipos de painéis divisórios da Altamira?

Complexidade na acessibilidade

Uma das principais desvantagens desses sistemas de armazenamento é a complexidade na acessibilidade dos produtos armazenados.

Como o armazenamento dos paletes é em profundidade, é necessário mover outros paletes para ser capaz de acessar aqueles que estão mais no fundo.

Isso pode levar a tempos de recuperação mais longos e necessitam que a equipe seja capaz de fazer um bom planejamento e gerenciamento das operações.

Dificuldade para lidar com produtos de alta rotatividade

Esses sistemas são ideais para produtos de baixa a média rotação, pois a recuperação de produtos individuais pode demorar. Portanto, não são bons para produtos de alta rotatividade.

Planejamento logístico complexo

Para mitigar os desafios de acessibilidade, as empresas precisam implementar um planejamento logístico mais bem elaborado. Bem como estratégias de gerenciamento de estoque que sejam realmente eficazes.

No fim, isso adiciona um nível adicional de complexidade em comparação com sistemas de armazenagem mais tradicionais.

Limitações na rastreabilidade dos produtos

Por conta da organização em profundidade, a rastreabilidade dos produtos pode ser mais difícil nos sistemas drive-in e drive-through.

Portanto, antes de escolher por implementar sistemas de armazenagem drive-in/drive-through, é indispensável que você analise e coloque na balança as vantagens e as desvantagens desses sistemas.

Só assim você saberá se eles valem realmente a pena para o seu processo.

Para tomar decisões mais assertivas, é importante contar com a ajuda de quem entende do assunto.

A Altamira é uma empresa especializada em sistemas de armazenamento eficiente. Por isso, ela pode te ajudar a escolher o melhor tipo de sistema e o melhor design para a sua empresa.

Compartilhar esse post

Newsletter

Assine nossa Newsletter agora mesmo para manter-se atualizado com lançamentos e artigos.

Veja Também

Artigos Relacionados

7 Dicas para escolher o modelo ideal de porta paletes

Sabemos que a seleção adequada de um porta paletes, é essencial para otimizar os processos logísticos, maximizar a capacidade de armazenamento e garantir a eficiência operacional. Mas como fazer a escolha do modelo ideal? Diversos fatores são decisivos durante o seu processo de escolha de porta...

Porta paletes: investimento inteligente para o seu negócio

Você já ouviu falar sobre os porta paletes? Essas belezinhas são uma solução versátil e muito eficaz para empresas de diversos setores, que visam, em última instância, maximizar o espaço de armazenamento disponível e otimizar o sistema logístico. Sem sombra de dúvida, os porta paletes funcionam...

Benefícios ambientais do uso de porta paletes

A utilização de porta paletes trouxe não apenas inovação para o setor de armazenagem e logística, mas também oferece uma série de benefícios ambientais importantes para o mundo todo. Em meio à crescente preocupação global com as questões ambientais e a necessidade de adotar práticas...