Principais diferenças entre os sistemas Drive-in / Drive-through

Em um mundo cada vez mais impulsionado pela gestão inteligente, os sistemas de armazenagem drive-in / drive-through estão se destacando dentro do mercado de soluções logísticas mais eficientes.

Para garantir que as operações do seu armazém sejam eficazes e mais vantajosas, é essencial escolher o sistema de armazenagem certo, para atender às necessidades específicas da sua empresa.

Nesse contexto, dois sistemas têm ganhado bastante destaque nesse cenário e podem ajudar a revolucionar a operação logística do seu negócio: o Drive-in e o Drive-through. Mas o que são esses sistemas e quais são as principais diferenças entre eles?

Os sistemas de armazenagem drive-in/drive-through são as abordagens que surgiram para auxiliar na resolução do complexo quebra-cabeça logístico de qualquer empresa que lida com estoque, carga e descarga de mercadorias.

No entanto, cada um tem as suas próprias regras e estratégias! Então, vem com a gente conferir todos os detalhes!

Sistemas de armazenagem Drive-in / Drive-through: quais são as diferenças?

Sem dúvida, os sistemas de armazenagem Drive-in / Drive-through podem parecer semelhantes quando olhamos para eles pela primeira vez. Afinal, ambos compartilham uma ideia de estocagem bem similar, focando em prateleiras.

No entanto, quando paramos para analisar mais a fundo, fica muito mais evidente que esses sistemas possuem diferenças bem importantes, que podem afetar a eficiência operacional e a escolha do sistema mais adequado para uma determinada empresa.

Por isso, para entender quais são as diferenças entre os sistemas de armazenagem Drive-in / Drive-through, precisamos compreender melhor como as principais características de cada um deles funciona na prática e é isso que vamos fazer agora!

Leia Também  6 Benefícios do uso de porta paletes na logística

Funcionamento do sistema

O sistema drive-in se caracteriza pela estocagem em profundidade. Isso significa que as mercadorias ficam em paletes ou unidades de armazenamento. Em seguida, são empilhadas uma atrás da outra.

As empilhadeiras colocam esses paletes nos corredores e, geralmente, são retirados na ordem do armazenamento.

Já no sistema drive-through, é possível acessar as mercadorias estocadas a partir de ambos os lados das prateleiras.

Assim, as empilhadeiras podem entrar em um corredor de um lado e sair do outro. Isso garante um acesso mais flexível às mercadorias e torna o sistema ideal para produtos com datas de validade ou que necessitam de uma gestão de estoque mais dinâmica.

Acessibilidade

Agora, falando em acessibilidade, no sistema drive-in, essa característica pode ser um desafio, pois nesses sistemas, o último palete armazenado é o primeiro que sairá.

O drive-in funciona com o modelo LIFO (Last-In, First-Out). Portanto, é uma melhor opção para produtos que não têm data de validade e podem ser armazenados por longos períodos.

Como a acessibilidade é mais complexa, é indispensável que a empresa consiga montar um controle de estoque muito eficiente e bem organizado para localizar itens específicos quando necessário.

O sistema drive-through, por sua vez, permite o acesso por ambos os lados das prateleiras, seguindo o princípio FIFO (First-In, First-Out) e possuindo uma acessibilidade muito mais elevada.

Isso o torna a escolha mais indicada para produtos com datas de validade, como alimentos perecíveis ou para operações que necessitam de uma gestão de estoque mais dinâmica.

Layout e design

O sistema drive-in, normalmente, tem corredores mais estreitos, pois o acesso é apenas de um lado. Isso pode resultar em uma utilização mais eficiente do espaço em largura, mas menos eficiência em termos de espaço em profundidade.

Leia Também  Porta paletes personalizados: economia e praticidade para sua empresa

O sistema drive-through necessita de corredores mais largos para a entrada e para a saída das empilhadeiras. Isso reduz a eficiência no uso do espaço em largura, mas oferece mais flexibilidade em termos de acesso.

Capacidade de armazenamento

A capacidade de armazenamento do sistema drive-in costuma ser maior em comparação com o sistema drive-through, justamente por conta da maior maximização da estocagem em profundidade.

Aplicações e setores recomendados

Por fim, um último ponto que difere os sistemas drive-in e drive-through é a aplicação e os setores mais recomendados para uso.

O sistema drive-in é mais comum em empresas que atuam com produtos homogêneos, que permitem armazenagem por longos períodos.

Em contrapartida, o sistema drive-through é ideal para setores que lidam com produtos perecíveis e que possuem um prazo de validade.

Como escolher entre os sistemas de armazenagem Drive-in / Drive-through?

Agora que você já conhece quais são as principais diferenças entre os sistemas drive-in e drive-through, você pode estar se questionando sobre como fazer a escolha do modelo certo.

A decisão de optar por um sistema de armazenagem drive-in ou drive-through, é uma consideração que pode ser bastante estratégica para as empresas que estão em busca de otimizar os seus processos logísticos e o seu armazém.

Para isso, você pode levar alguns pontos-chave em consideração para conseguir escolher qual desses sistemas se encaixa melhor nas suas necessidades como, por exemplo:

  1. Natureza dos seus produtos: o primeiro passo é avaliar os tipos de produtos que serão armazenados. Produtos perecíveis, de rápida obsolescência ou com datas de validade, se beneficiam mais do sistema drive-through. Por outro lado, o sistema drive-in pode atender produtos não perecíveis ou de baixa rotação.
  2. Nível de rotação do estoque: considere a frequência com que terá que retirar os produtos do estoque. Se você lida com produtos que possuem uma alta taxa de rotação, o sistema drive-through é a escolha mais adequada.
  3. Capacidade de estocagem: o sistema drive-in oferece uma capacidade de estocagem mais elevada por metro quadrado, já que não precisa de corredores tão largos. Por isso, é o mais indicado para empresas que precisam maximizar o tamanho do estoque.
  4. Fluxo de tráfego: analise o fluxo de tráfego da sua operação. O sistema drive-through tem acesso de ambos os lados. Por isso, tende a oferecer um fluxo de tráfego mais eficiente.
  5. Conte com uma consultoria personalizada: para ter certeza de que você está tomando a decisão mais adequada, não hesite em buscar ajuda de profissionais especializados no assunto.
Leia Também  Como escolher a empresa certa de venda de porta paletes?

Projete os sistemas de armazenagem Drive-in / Drive-through com a Altamira!

Sabemos que escolher entre os vários sistemas de armazenagem que existem no mercado não é nada fácil. Afinal, cada um possui as suas próprias características e benefícios.

Para fazer a escolha que mais consiga te trazer resultados, ter a ajuda de profissionais especializados durante o processo de escolha é indispensável.

É por isso que a Altamira se especializou em sistemas de armazenamento eficientes. Dessa forma, ela consegue entregar projetos que atendam perfeitamente às necessidades específicas de cada empresa.

Se você quer maximizar a logística do seu negócio com eficiência e garantia de retorno, então fale com nossos especialistas!

Compartilhar esse post

Newsletter

Assine nossa Newsletter agora mesmo para manter-se atualizado com lançamentos e artigos.

Veja Também

Artigos Relacionados

7 Dicas para escolher o modelo ideal de porta paletes

Sabemos que a seleção adequada de um porta paletes, é essencial para otimizar os processos logísticos, maximizar a capacidade de armazenamento e garantir a eficiência operacional. Mas como fazer a escolha do modelo ideal? Diversos fatores são decisivos durante o seu processo de escolha de porta...

Porta paletes: investimento inteligente para o seu negócio

Você já ouviu falar sobre os porta paletes? Essas belezinhas são uma solução versátil e muito eficaz para empresas de diversos setores, que visam, em última instância, maximizar o espaço de armazenamento disponível e otimizar o sistema logístico. Sem sombra de dúvida, os porta paletes funcionam...

Benefícios ambientais do uso de porta paletes

A utilização de porta paletes trouxe não apenas inovação para o setor de armazenagem e logística, mas também oferece uma série de benefícios ambientais importantes para o mundo todo. Em meio à crescente preocupação global com as questões ambientais e a necessidade de adotar práticas...