O que são as estruturas metálicas do tipo Drive-in/Drive-through?

Os sistemas de drive-in/drive-through estão sendo cada vez mais procurados por empresas que procuram otimizar o sistema de armazenamento, mas você sabe o motivo?

Apesar de ser um sistema muito eficiente, nem todo mundo sabe como o drive-in/drive-through funciona. Por isso, vamos focar aqui em desvendar todas as características dessas estruturas que podem te ajudar a elevar ainda mais a eficiência do seu negócio.

Ao conhecer todos os detalhes sobre os sistemas drive-in/drive-through, você estará mais bem preparado para tomar decisões estratégicas sobre como maximizar o espaço de armazenamento da sua empresa, aprimorar a eficiência logística e impulsionar o sucesso de seu negócio ao mesmo tempo.

Portanto, se você está em busca de uma nova solução de armazenagem para implementar, vem com a gente conhecer os sistemas drive-in/drive-through e descobrir se ele consegue oferecer tudo o que você está procurando.

O que é Drive-in e Drive-Through? 

Para começar entendendo os benefícios do drive-in e do drive-through, o primeiro ponto é entender o que são essas estruturas e quais são as principais diferenças entre elas. Acompanhe!

Drive-in: maximizando o espaço de armazenamento

Começando pelos sistemas drive-in, essa estrutura é uma solução inteligente para as empresas que precisam otimizar ao máximo o espaço disponível em um armazém.

Isso porque, neste sistema, as unidades de armazenamento são organizadas em corredores, com montantes sequenciais.

Assim, o design da estrutura do drive-in permite que as empilhadeiras entrem no interior da estrutura de armazenamento e possam se mover ao longo dos trilhos.

Dessa forma, o drive-in é um conceito bem interessante e altamente eficaz para produtos homogêneos, que possuem baixa rotação e excesso de paletes por referência.

Leia Também  A importância dos porta paletes na gestão eficiente do estoque

Mas vale a pena destacar uma característica importante do drive-in: ele utiliza o sistema LIFO (Last In, First Out), o que significa que os últimos produtos a entrarem serão os primeiros a serem retirados.

Essa característica faz do drive-in uma excelente escolha para armazéns onde não é necessário acesso rápido a cada palete e onde a maximização do espaço de armazenamento é a principal prioridade.

Drive-through: flexibilidade e sistema FIFO

Já quando falamos no sistema drive-through, sem dúvida, ele compartilha muitas semelhanças com o drive-in em termos de estrutura e funcionamento.

Ambos os sistemas são construídos no design de corredores, com montantes, braços e trilhos. Porém, a grande diferença entre eles é a flexibilidade do drive-through com relação ao sistema de gestão de estoque.

A estrutura drive-through é ideal para empresas que utilizam o sistema FIFO (First In, First Out), onde os produtos mais antigos são os primeiros a saírem, ou seja, a lógica contrária do sistema drive-in.

Geralmente, esse esquema de gestão de estoque é essencial em setores onde a frescura dos produtos é crítica, como na indústria alimentícia.

Além disso, o drive-through também permite que as empilhadeiras acessem a estrutura dos dois lados. Isso facilita a entrada e saída dos produtos e ainda ajuda a promover uma maior organização e eficiência do processo.

Principais vantagens dos sistemas drive-in/drive-through

Você já deve ter percebido que os sistemas drive-in/drive-through contam com algumas boas vantagens para oferecer às empresas, certo?

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre os principais benefícios de optar por utilizar sistemas drive-in e drive-through no seu negócio.

Possibilidade de maximizar o espaço de armazenamento

Ambos os sistemas permitem que a empresa promova a máxima utilização do espaço disponível em um armazém ou de um espaço de estocagem. Sem dúvida, isso é muito interessante para empresas que possuem um espaço limitado.

Leia Também  Por que confiar na qualidade dos porta paletes Altamira

Redução do número de corredores

A eliminação dos corredores tradicionais entre as estantes de armazenamento, quando se decide implementar um sistema de corredores dentro da estrutura, ajuda a reduzir significativamente a quantidade de espaço desperdiçado, elevando a capacidade de armazenamento.

Maior eficiência logística

Tanto o sistema drive-in como o drive-through, conseguem facilitar o acesso rápido aos produtos, permitindo que empilhadeiras entrem diretamente nas estruturas.

Isso agiliza o processo de carga e descarga, economizando tempo e aumentando a eficiência da operação logística como um todo.

Melhor controle de estoque

O sistema Drive-through é muito útil principalmente para as empresas que adotam o sistema FIFO (First In, First Out), garantindo que os produtos mais antigos sejam os primeiros a saírem.

Esse ponto pode ser crucial em setores como a indústria alimentícia. E esses sistemas se tornam grandes aliados para evitar perdas por erros de controle de estoque.

Mais segurança do estoque

Ambos os sistemas proporcionam uma organização muito melhor dos produtos. Dessa forma, minimizam os riscos de danos e promovem uma maior segurança do estoque.

Flexibilidade

O sistema drive-through oferece uma flexibilidade adicional, pois permite o acesso de empilhadeiras de ambos os lados da estrutura.

Isso facilita a entrada e saída de produtos, o que o torna o sistema ideal para empresas que possuam a necessidade de ter um acesso frequente aos produtos.

Maior rentabilidade para o negócio

Por fim, ambos os sistemas são altamente rentáveis quando falamos em economia de espaço e custo de armazenamento.

Eles permitem que as empresas armazenem uma abundância de produtos em um espaço reduzido, resultando em economia de espaço e de todas as despesas operacionais.

Drive-in/Drive-through: otimizando a sua logística com a Altamira

A Altamira é uma empresa especializada em soluções de armazenamento eficientes e inteligentes para empresas. Portanto, ela está preparada para atender às necessidades específicas do seu negócio!

Leia Também  Porta paletes: solução eficiente para centros de distribuição

Com uma equipe de profissionais experientes e um portfólio diversificado de soluções, a Altamira oferece uma consultoria personalizada, design de sistemas, instalação e suporte contínuo, tudo para te ajudar a crescer como você merece.

Além dos sistemas drive-in e drive-through, também somos especialistas em porta paletes, estantes, mezaninos e painéis divisórios. Por isso, podemos te ajudar a entender qual é a solução mais adequada para você.

Conheça mais sobre as nossas soluções e entre em contato para entender melhor como podemos te ajudar!

Compartilhar esse post

Newsletter

Assine nossa Newsletter agora mesmo para manter-se atualizado com lançamentos e artigos.

Veja Também

Artigos Relacionados

7 Dicas para escolher o modelo ideal de porta paletes

Sabemos que a seleção adequada de um porta paletes, é essencial para otimizar os processos logísticos, maximizar a capacidade de armazenamento e garantir a eficiência operacional. Mas como fazer a escolha do modelo ideal? Diversos fatores são decisivos durante o seu processo de escolha de porta...

Porta paletes: investimento inteligente para o seu negócio

Você já ouviu falar sobre os porta paletes? Essas belezinhas são uma solução versátil e muito eficaz para empresas de diversos setores, que visam, em última instância, maximizar o espaço de armazenamento disponível e otimizar o sistema logístico. Sem sombra de dúvida, os porta paletes funcionam...

Benefícios ambientais do uso de porta paletes

A utilização de porta paletes trouxe não apenas inovação para o setor de armazenagem e logística, mas também oferece uma série de benefícios ambientais importantes para o mundo todo. Em meio à crescente preocupação global com as questões ambientais e a necessidade de adotar práticas...