Como funcionam os sistemas de armazenagem mezanino

Os sistemas de armazenagem mezanino são uma solução inteligente desenvolvida para resolver um desafio constante: maximizar o espaço disponível de armazenamento sem a necessidade de realizar expansões das instalações.

Portanto, esse é um dos sistemas de armazenagem mais conhecidos no gigantesco mundo da logística. Ele tem a capacidade de permitir que as empresas não precisem ficar realizando expansões caras e consigam otimizar todo o espaço que possuem no armazém.

Contudo, esses sistemas não são apenas uma solução para a falta de espaço, mas também se mostram como uma abordagem estratégica para os negócios que desejam aprimorar as suas operações, reduzir custos e melhorar a competitividade.

Como sabemos que esses são alguns dos principais sonhos de várias empresas, hoje, vamos falar um pouco mais sobre os sistemas de armazenagem mezanino, como eles funcionam e os benefícios que podem trazer para o seu negócio! Acompanhe!

O que são sistemas de armazenagem mezanino?

Trata-se de estruturas muito versáteis, que chegaram no mundo da logística para revolucionar a maneira como as empresas trabalham a sua capacidade de armazenamento de mercadorias, produtos e materiais.

Basicamente, a proposta principal dos sistemas de armazenagem mezanino, é conseguir aproveitar ao máximo o espaço disponível dentro dos armazéns e das instalações logísticas das empresas, independente de qual é o ramo de atuação.

Mas, como esses sistemas funcionam na prática? A ideia central é fazer o uso eficiente do espaço vertical em um ambiente que já existe.

Eles são plataformas ou, em alguns casos, níveis intermediários, construídos acima do nível do solo, criando uma espécie de segundo andar dentro da instalação.

Leia Também  Benefícios ambientais do uso de porta paletes

Essa abordagem permite que as empresas dobrem ou, até mesmo, tripliquem a capacidade de estocagem, aproveitando a área vertical que, geralmente, fica inutilizada.

Contudo, é possível construir esses mezaninos de várias maneiras diferentes, dependendo muito mais das necessidades específicas de armazenagem e do layout do espaço de cada empresa.

Além disso, também podemos personalizar esses sistemas para acomodar vários tipos de produtos diferentes, desde caixas e paletes, até produtos de grande porte ou de grande comprimento.

Quais são os tipos de sistemas de armazenagem mezanino?

Hoje em dia, esses sistemas estão disponíveis em diversas variações. Afinal, a ideia é permitir que cada empresa possa realizar as adaptações necessárias para atender às necessidades específicas de armazenagem do negócio.

Atualmente, os principais tipos de sistemas de armazenagem mezanino que você pode encontrar são:

Mezanino de paletes

Este tipo de sistema de armazenagem mezanino é ideal para empresas que lidam com produtos paletizados.

A sua principal característica é que ele utiliza prateleiras de paletes em níveis elevados, proporcionando acesso fácil aos produtos armazenados e otimizando o espaço.

Mezanino com estrutura mais robustas

Estruturas de aço robustas são muito importantes para sistemas de armazenagem mezanino, quando lidamos com cargas pesadas, o que faz desses sistemas uma ótima solução para ambientes industriais, por exemplo.

Afinal, essa estrutura de aço oferece durabilidade e resistência, garantindo a segurança e a estabilidade dos produtos.

Mezanino de aço para mercadorias de grande comprimento

Projetado para acomodar itens de comprimento muito grande, como tubos, vigas ou chapas metálicas, esses sistemas de aço são ideais para empresas que precisam estocar esse tipo de produto.

Leia Também  Porta paletes: solução eficiente para centros de distribuição

Mezanino de esteiras

Esse sistema de mezanino já é muito usado em ambientes de produção, onde a movimentação contínua de produtos é necessária.

Basicamente, esses sistemas são construídos com trilhos e esteiras transportadoras, que permitem que os produtos fluam de forma contínua e eficiente ao longo das várias estações de trabalho.

Mezanino de picking

Como o próprio nome sugere, o mezanino de picking é um sistema de armazenagem especialmente projetado para facilitar o processo de coleta de pedidos em centros de distribuição e estoques.

Vantagens dos sistemas de armazenagem mezanino

Como você já deve imaginar, os sistemas de armazenagem mezanino conseguem oferecer uma série de vantagens para os mais diversos tipos de empresas.

Desde a otimização do espaço disponível, até maior flexibilidade e economia, esses sistemas inteligentes são capazes de revolucionar o dia a dia dentro desses locais.

Conheça as principais vantagens dos sistemas de armazenagem mezanino e o porquê você deveria dar uma chance a eles:

Melhor aproveitamento do espaço

Uma das vantagens mais óbvias e importantes dos sistemas de armazenagem mezanino, é a capacidade das empresas conseguirem aproveitar melhor o seu espaço vertical.

Isso porque esses sistemas permitem que as empresas utilizem o espaço aéreo de suas instalações, maximizando a capacidade de estocagem, mas sem a necessidade de expandir fisicamente o armazém.

Maior flexibilidade

Os sistemas de armazenagem mezanino são sistemas muito flexíveis, que podemos personalizar para atender a diferentes necessidades de armazenagem.

Assim, eles podem ser feitos para acomodar produtos de diferentes tamanhos, formatos e volumes. Sem dúvida, essa flexibilidade é fundamental para as empresas.

Aumento da produtividade

Os sistemas de armazenagem mezanino contribuem para o aumento da produtividade geral dentro da empresa.

Leia Também  Como as estantes e as prateleiras podem otimizar o seu espaço?

Afinal de contas, reduzem a necessidade de movimentação manual de mercadorias e fornecem acesso rápido e eficiente aos produtos armazenados.

Economia de custos

A implementação de um sistema de armazenagem mezanino é bem mais econômica do que realizar uma expansão física do armazém ou do estoque.

Isso, consequentemente, resulta em uma grande economia de custos.

Mais segurança para as mercadorias e para os colaboradores

Os sistemas de armazenagem mezanino são feitos tendo como foco principal a segurança das mercadorias que serão armazenadas e dos colaboradores.

Gestão de estoque

Por fim, ao ter um acesso mais fácil aos produtos, a gestão de estoque se torna um processo muito mais preciso e eficiente.

Por isso, os sistemas de armazenagem mezanino podem te ajudar nessa missão e a evitar problemas de estoques desorganizados, que afetam diariamente milhares de empresas.

Sistema de armazenagem mezanino é com a Altamira!

Está em busca de soluções de armazenagem eficientes para a sua empresa? Então, a Altamira pode te ajudar!

Afinal, sabemos o quanto ter um armazém bem organizado e otimizado faz toda a diferença para os resultados de qualquer negócio. Por isso, nos especializamos em desenvolver sistemas de armazenagem totalmente personalizados.

Além dos sistemas de armazenagem mezanino, também trabalhamos com sistemas de porta-paletes, estantes, drive-in, painéis e muito mais.

Portanto, se você deseja otimizar o seu negócio de uma vez por todas, entre em contato com a nossa equipe e conheça as nossas soluções!

Compartilhar esse post

Newsletter

Assine nossa Newsletter agora mesmo para manter-se atualizado com lançamentos e artigos.

Veja Também

Artigos Relacionados

7 Dicas para escolher o modelo ideal de porta paletes

Sabemos que a seleção adequada de um porta paletes, é essencial para otimizar os processos logísticos, maximizar a capacidade de armazenamento e garantir a eficiência operacional. Mas como fazer a escolha do modelo ideal? Diversos fatores são decisivos durante o seu processo de escolha de porta...

Porta paletes: investimento inteligente para o seu negócio

Você já ouviu falar sobre os porta paletes? Essas belezinhas são uma solução versátil e muito eficaz para empresas de diversos setores, que visam, em última instância, maximizar o espaço de armazenamento disponível e otimizar o sistema logístico. Sem sombra de dúvida, os porta paletes funcionam...

Benefícios ambientais do uso de porta paletes

A utilização de porta paletes trouxe não apenas inovação para o setor de armazenagem e logística, mas também oferece uma série de benefícios ambientais importantes para o mundo todo. Em meio à crescente preocupação global com as questões ambientais e a necessidade de adotar práticas...